sexta-feira, 30 de março de 2012

JELLO BIAFRA - UM PRIVILÉGIO

A noite desta quarta feira 28/03 ficará guardada na memória.
Show com letra maiúscula do veterano do punk rock mundial, Jello Biafra, ex vocal do Dead Kennedys.
Velhote soltando o verbo. foto: zp.blog.br

Aliás, seria até injusto considerar o evento apenas como um show musical, já que se tratou de uma mostra cultural, passado e presente do hardcore eram demonstrados e comercializados no último andar do Teatro Odisséia, na Lapa, Centro da night carioca.

Teatro que passou por maus pedaços com brigas de baderneiros há pouco tempo, mas recepcionou a todos com tranquilidade e eficiência, apesar de achar que um show como o de Jello ficaria melhor alocado na acústica do Circo Voador.

O show começou a 200 por hora e logo vi de onde Greg Graffin tirou sua presença de palco. Jello é um punk original...segunda geração diriam uns, mas originalíssimo, e fiel ao que sempre foi e acreditou. Já na terceira música o quase sexagenário se jogou do palco e sem perder um refrão pogou com a galera...nunca tinha visto nada igual!

Jello é daqueles que fazem questão de colocar todos os pingos nos "ís"... de forma rápida e didática presenteava o público (com quem interage de forma estupenda) com uma pequena introdução antes de quase todas as músicas, relatando do que se tratava, contra o que prega ou de onde surgiu a idéia, reservando-se ao direito de uma auto crítica logo após da clássica Califórnia Übber Alles mencionando que sua teoria da conspiração estava levemente errada, mas ainda assim é uma grande música. E é mesmo!

Aliás, ficou evidente uma certa falta de intimidade do público com as músicas novas, já que a empolgação/reação com os clássicos era muito diferente da demonstrada durante composições mais recentes. Mas isso de forma alguma diminuiu ou prejudicou o andamento do espetáculo. A voz e a empolgação do velhote é surreal. Mesmo com o dobro de guitarras da época do DK, parece que a voz do maluco é quem puxa os instrumentos...

O público também fez um papel muito bonito curtindo a noite e o show de uma maneira ordeira e exemplar. Foi uma noite memorável para os amantes do punk rock que pogaram alucinadamente num clima de paz e confraternização com um verdadeiro ícone da cultura punk.

Parece que os fãs seguem o nível do artista. Jello não é "apenas" um excelente cantor e compositor, como um ativista incansável de ideais para lá de humanos. Quase um "Gabeira" gringo, ou um exemplar representante do PSOL americano... Torço muito para que ele volte no próximo ano.

Para finalizar separei as minhas preferidas do Dead Kennedys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário