sábado, 4 de fevereiro de 2012

WS PIPE - FLORENCE ESPETACULAR

Quando um moleque, russinho e franzino, espantou o mundo ao competir (e bem) num Pipemasters com 13 anos de idade, poucos pensaram no que estaria por vir.
Alguns poucos refletiram sobre o quão bom esse moleque, russinho e franzino, poderia se tornar morando no North Shore de Oahu.
O moleque continua russinho e franzino...mas seu surf...

Pancho não fez a final, mas deu seu show enquanto esteve no campeonato. foto: waves.com





Seu surf (em ondas de consequencia) desafia, impressiona e convence os Deuses do esporte.
Mestres em cilindros aquáticos móveis prestam toda a atenção possível no moleque predestinado...

Este WS Pipe que a Volcom promoveu (muito bem diga-se, transmissão, vídeos, fotos) teve alguns atrativos sem igual. As ondas grandes e perfeitas impressionaram a todos, inclusive locais e presenteou o público com um dos melhores campeonatos já realizados nas areias da rainha do North Shore. Dias com excesso de ondas, tubos inacreditaveis e vacas assustadoras foram a regra.



Outra coisa muito legal neste evento foi a excepcional vontade de competir apresentada por alguns atletas.
Ilustres desconhecidos fizeram seu nome neste evento como Carlos Munoz, Tanner Henrdrickson e Billy Kemper que surpreenderam. Ex competidores em atividade também relembraram seus bons tempos, como Chris Ward, Dean Morrison e Tim Reyes.

Além disso, Free Surfers confessos como Jamie O e Bruce Irons não demonstravam esta vontade de competir há muito tempo. Pareciam que estavam no Pipemasters e a vitória era a única coisa que viam.
Aliás, isso só engrandece a vitória do russinho franzino.




João João perdeu porque quis durante o Pipemasters, ao cometer um grave erro de prioridade justamente contra o maior imperdoável de todos os tempos, KS, o sanguinolento.

Já no evento seguinte mostrou que é bom aluno e aprende rapidamente com seus erros. Competiu impecavelmente, passando em segundo e fazendo o seguro quando não dava para vencer e sendo implacável e fulminante quando as oportunidades para virar um heat surgiam, como visto e revisto na final.

Ricardo dos Santos foi o melhor brazzo na prova. foto: waves.com


Os brasileiros que se inscreveram infelizmente não foram bem. Ricardinho dos Santos foi o único que conseguiu avançar. Durante sua bateria entrou a maior série do campeonato, sendo justo afirmar, sem exageros, que séries de ao menos 15 pés varreram todos da bateria. Ricardinho passou anotando apenas uma onda, um 8 alto muito bem surfado. Numa bomba de cerca de 10 pés, o catarinense mostrou a classe contumaz, que já le rendeu uma vitória no prestigiadissimo trials de Chopes.





A bateria final renderia um filme. Jamie O disparou na frente com 3 ondas surfadas à perfeição para Pipe, com dois 9 e um 8 praticamente tinha liquidado a fatura. Nat Yeomans era carta fora do baralho. Kai Barger quis se levantar com um 8 alto, tomando um cala boca do Jamie O mais faminto que se tem notícia, com um 9,47, que merecia 10.
Kai não se deu por derrotado e desceu uma bomba nota 9,33 em seguida, mas ainda perdia para Jamie O por 0,27. A briga parecia entre esses dois.
João João fez um 6 e pouco para finalmente sair da kombi que Jamie O estava impondo. Pouco adiantou já que O´Brien fez uma onda 9,93 em seguida...pouco antes do Florence show começar...





Faltando cerca de 5 minutos João João some no útero de uma besta mutante e sai para levar o primeiro e único 10 da bateria. A diferença era tanta que mesmo com o 10, Jamie ainda levava o heat por 1,20 pontos.
Os preguiçosos ponteiros do relógio mostravam menos de 1 minuto.
Quando Florence já cumprimentava seu vizinho pela vitória entrou uma série final. Numa ferrenha disputa de remada, João João despencou numa direita de 8 pés, colocou no trilho e pouco depois da baforada saiu com os braços levantados (brazilian claim style) sob os urros da galera na praia. Nota 9,93, levando o evento e vendendo 3 kombis num ato só!





Coisa de gênio...seria Florence o anti-Medina?
Esses dois farão história, e tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário