domingo, 19 de fevereiro de 2012

AUS OPEN - BANTING FAZ A MALA

Este evento do WS, de nível 6 estrelas, foi patrocinado conjuntamente por duas empresas concorrentes, Billabong e Hurley (embora uma nascida da outra, a Hurley era a Billa EUA e agora é da Nike). A Billa foi notícia da revista Veja no twitter esta semana, pois recebeu uma proposta de compra, já que tornou-se pública a fraqueza nas pernas da empresa (maus resultados no mercado aberto)


Essa junção, apesar de positiva para o esporte, denota a veracidade das informações financeiras, pois se há necessidade de apoio para realização de um evento 6 estrelas (prova de 3º nível) com o nome de uma nação, imaginem os WT patrocinados pela marca?


Falemos de surf...


Matt Banting deu uma de Medina e levou tudo o que pôde do AUS OPEN. Não satisfeito com o caneco do PRO-JR, conquistado no sábado, Matt manteve o ritmo (como previsto pelo bolão de ontem no único acerto do dia...fiasco) e passou apertado por Tomas Hermes nas quartas, ignorou Granger Larsen na semi e acabou com a alegria do yankee Geiselman na grande final.

Repetindo o feito de Medina em Lacanau 2011, Matt Banting papou tudo, PRO JR e PRO do AUS OPEN. foto: http://www.australianopenofsurfing.com/manly12/photos



Segundo o ozzy ele nem pensava em correr o QS todo em 2012, mas após esse resultado (começou a falar isso após se garantir nas oitavas) talvez mudasse de planos ainda este ano. Mereceu a vitória, pois foi quem melhor conseguia surfar as marolas com calma, velocidade e modernidade.

Seu adversário da final também fez bonito. O floridiano (e os locutores gringos não cansavam de justificar como o americano surfava tão bem ondas pequenas) estava no evento de seu patrocinador e a fim de mostrar serviço. Apesar de ter surfado bem neste evento de marolas, ainda precisa se provar no mundial. Como disse ontem, Evan, é daqueles que aparecem mais do que merece, este vice num 6 estrelas (evento de terceiro escalão) será tratado como vitória em Prime pela mídia gringa...

Evan Geiselman fez a festa dos marketeiros yankees, será capa de revista gringa mês que vem, quer apostar? foto: http://www.australianopenofsurfing.com/manly12/photos




BRASILEIROS

Alex Ribeiro foi o primeiro a cair na agua e só achou uma boa numa bateria em que se mostrou bastante nervoso. O mar estava realmente devagar naquele momento da manhã e acho que não custava um pouco Barton e Luke esperarem mais 30 minutos para iniciar as disputas. Evan Geiselman competiu melhor e logo nos primeiros minutos colocou pressão em Alex, acabou funcionando. Alex estava bem neste evento e arrisco dizer que estava mais encaixado que Banting, o campeão, mas não pode sucumbir a pressão do adversário se quiser alçar voos mais altos. Ademais, tenho que dar o braço a torcer a Luke Egan quando este falou (e reafirmou umas 4 x) que na melhor onda de Alex ele ficou "cantando" a manobra durante 2 sessões da onda, ao invés de dar uma snap ou outra manobra funcional e depois adquirir velocidade para o aéreo. Seu 7 alto poderia facilmente virar um 8 alto e deixar a pressão para o adversário.

Alex Ribeiro no 10 contra Parko, nota 3 contra Evan. Faltou calma. foto: http://www.australianopenofsurfing.com/manly12/photos





O bolão que fiz ontem foi dos mais furados da história do blog. Até na bateria gringa (Billy x Ace) eu errei em cheio. Justo quando falo que o cidadão tem um surf mais base lip, o malaco me passa a bateria com um aéreo brutal...enfim, o único acerto de ontem foi na bateria do gringo Banting contra Hermes. 
Matt, junto de Jessé e Alex, desde ontem, mostravam que poderiam ter aquele algo a mais do campeão e apostei que Banting passava esta bateria, como de fato passou, mas me surpreendeu a dura que recebeu do atual campeão brasileiro. Tomas surfou de igual pra igual contra um inexperiente Matt Banning, digo isso porque foi a pior bateria do campeão em todo o evento. O australiano pegou e surfou as melhores, mas cometeu ao menos dois erros de prioridade que quase lhe custaram o heat. Os dois erros foram aproveitados por Hermes, que acertou tudo na primeira e errou o aéreo de backside, que seria da virada, na segunda onda liberada pelo erro de prioridade do aussie.

Tomas Hermes vendeu caro seu lugar na semi. Foto: http://www.australianopenofsurfing.com/manly12/photos



Tomas tem que cuidar um pouco do estilo, as vezes exagera na posição do corpo e braços e fica parecendo aqueles bonecos de ação, tipo Falcon, que tem um elástico na cintura. Creio que o catarinense deixou de ganhar ao menos 1 ponto em sua melhor onda no quesito estilo estranho, especialmente na primeira rasgada. 

Jessé Mendes era a minha aposta pelo caneco, mas fui traído pela mudança de maré que tornou a bateria contra Granger Larsen uma verdadeira loteria. Pouquíssimas séries entraram e o havaiano pegou as melhores, sem dúvida, apesar de achar que 1,5 pontos de diferença entre as duas melhores de cada um pouco exagerado, ainda mais que um surfou logo após o outro, permitindo e facilitando a comparação, mas não mudaria o resultado, já que Jessé não achou mas nenhuma outra onda decente.

Jessé Mendes não confirmou minha previsão do evento, mas acho que confirmará minha previsão para o ano. foto: http://www.australianopenofsurfing.com/manly12/photos








RESULTADO

1 - MATT BANTING
2 - EVAN GEISELMAN
3 - BILLY STAIRMAND
3 - GRANGER LARSEN
5 - ALEX RIBEIRO
5 - TOMAS HERMES
5 - JESSÉ MENDES
5 - ADRIAN BUCHAN


Nenhum comentário:

Postar um comentário