segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PRIME SUNSET - 1º DIA - SHOW DE RICARDO DOS SANTOS

Sunset é uma onda que separa homens de moleques. Frase antiga e batida, mas verdadeira.
Nos vídeos do site do campeonato, há um muito interessante que mostra imagens de eventos que rolaram no pico no século passado e neste.

Pouco sei sobre o hawaiano Kevin Sullivan. Vendo atitudes como esta acho que é seguro afirmar que o é um homem de fé, muita FÉ. foto: http://vanstriplecrownofsurfing.com/vansworldcupofsurfing2011/photo_gallery/day_3_vwcs


Pouca coisa, ou quase nada mudou. Sunset é uma onda que não permite grandes firulas.
Quando esta maior que 10 pés o ataque dos atletas as ondas é muito similar, já que faz-se o que é possível ante uma gigantesca montanha de agua que acelera na bancada de coral, passando por cima dos incautos, esmagando-os, sem nenhum tipo de dó, ou piaedade.
Não há um vasto cardápio de manobras ultramodernas em Sunset. Lá só rola o prato feito: batidas, rasgadas e tubos, com muita, mas muita água em movimento. Alias, um bom base lip, além de garantir uma boa nota, as vezes é o único jeito de se chegar em segurança no canal.



ÚLTIMO PRIME DO ANO

O evento começou neste domingo 27/11 com ondas de 10 a 12 pés, bem balançado, sem um pico definido.
Este é o cenário que definirá muita coisa no One World Rankings, além de transformar vários sonhos em pesadelos e vice versa.
A primeira fase foi amplamente dominada pelos surfistas locais, com alguns brilharecos de atletas de outros países.

A exceção de Ricardo dos Santos, nenhum dos outros brasileiros escalados na primeira fase conseguiu passar sua bateria. O que não quer dizer que surfaram mal, os scores foram apertados, mas o conhecimento local e um pouco de sorte num mar cabuloso desses sempre conta a favor quando se briga por alguns décimos a mais. Yuri Sodré, Jeronimo Vargas, Caio Ibeli e Jano Belo lutaram até o fim mas ficaram por ali.




Caio Ibeli travou uma bela batalha pelo segundo lugar em sua bateria, já que Jamie O´Brien simplesmente quebrou tudo disparando na frente. Foi o primeiro a fazer isso no dia. Caio dropou as maiores, sem dúvida, mas nem sempre as melhores. No finalzinho Brent Dorrington terminou com o vira vira a seu favor.




Jano Belo foi outro que perdeu por muito pouco. Ficou a 0,30 pontos de sua vaga para a próxima fase. Deu 3 belos coices na sua primeira onda, pena que se desequilibrou na segunda manobra. O paraibano subiu muito no ranking em 2011. Na próxima temporada, com o seeding conquistado, tem excelentes chances de conseguir uma vaga na elite nas próximas rotações.




Ricardinho dos Santos, o ultimo brasileiro a cair hoje, salvou a Pátria e deu um SHOW em Sunset. Fez a segunda melhor onda do dia e a segunda melhor média do campeonato (a melhor foi de Tonino Benson, vejam os videos! Vale muito a pena).
Surfando com uma segurança absurda de costas para as morrancas, o catarinense fez o que quis no pico e dominou amplamente sua bateria. Caras como ele deviam ir direto para o WT, onde têem muito mais chances de se dar bem do que nas marolas wqesseanas.



Tudo indica que o mar abaixa e ajeita para amanhã, mas vai perder bastante força. Acho que rola a segunda fase amanhã mesmo e as finais mais para o final da semana, quando chegará outro swell com tamanho nas ilhas Hawaianas.
Deve começar por voltas das 15 horas de Brasilia neste link: http://vanstriplecrownofsurfing.com/vansworldcupofsurfing2011/live-gb

BATERIAS DA SEGUNDA RODADA

JR FARIA X ROMAIN CLOITRE X VICENT DUVIGNAC X PERTH STANDLICK
CORY LOPEZ X HEATH JOSKE X MARCUS HICKMAN X EVAN VALIERE
JESSÉ MENDES X NAT FLORENCE X BILLY KEMPER X BRENT DORRINGTON
LEO NEVES X GUIGUI DANTAS X JAMIE O X CHRIS FOSTER
MITCH CREWS X EVAN GEISELMAN X KEKOA BACALSO X BRIAN TOTH
DAN ROSS X KAI BARGER X TORREY MEISTER X GAVIN GILLETTE
DION ATKINSON X NIC MUSCROFT X PANCHO SULLIVAN X OLA ELEOGRAM
NAT YOUNG X ARITZ ARANBURU X DAVEY CATHELS X TIM REYES
NAT YEOMANS X DYLAN GRAVES X JOEL CENTEIO X DALE STAPLES
TOM WHITZ X ADAM ROBERTSON X TONINO BENSON X IAN WALSH
RICHARD CHRISTIE X LINCOLN TAYLOR X KEANU ASING X SEAN MOODY
ROYDEN BRYSON X GABE KLING X ADRIEN TOYON X AUSTIN WARE
GLENN HALL X SHAUN JOUBERT X MAKUA ROTHMAN X TANNER HENDRICKSON (Tanner é dúvida machucou hoje)
ALAIN RIOU X CARISSA MOORE X MITCH COLEBORN X SUNNY GARCIA
DANE REYNOLDS X MARC LACOMARE X MYLES PADACA X IAN GENTIL
GRANGER LARSEN X TOMAS HERMES X RICARDO DOS SANTOS X MASON HO

Nao importa de onde vem, o que faz, se surfa ou não. Imagens como essa SEMPRE causam espanto. Se fosse para dar a legenda em poucas letras, certamente seria MORTE HORRÍVEL! foto: http://vanstriplecrownofsurfing.com/vansworldcupofsurfing2011/photo_gallery/day_3_vwcs

BRASILEIROS QUE SÓ ESTRÉIAM NA TERCEIRA RODADA:

MIGUEL PUPO - ADRIANO DE SOUZA - JADSON ANDRÉ - WILLIAN CARDOSO - THIAGO CAMARÃO - RAONI MONTEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário