terça-feira, 18 de outubro de 2011

WT PORTUGAL - ADRIANO É PIPENICHE MASTER

Meu relato do dia foi perdido num pico de luz (maldita light!). Estava pronto, bateria a bateria, desde a madrugada, algumas twittadas melhoradas, tudo perdido, o campeonato estava tão alucinante que as palavras fluiam e em nenhum momento me ocorreu de salvar o trabalho (feito no bloco de notas e não no blog, que mole), enfim, desanimador perder tudo.

Aconteceu no final da segunda semi do Mineiro. Resolvi largar de mão e assistir a final antes de tentar refazer tudo ou fazer outra coisa. Foi o melhor que fiz!
Esta era uma final aguardada já, aliás, era muito mais que isso, era quase uma luta pré anunciada. E merecia atenção.



O histórico entre os dois gera uma tensão natural dentro da agua. Os poderes do Careca multicampeão não funcionam 100% contra Adriano. As vezes funcionam ao contrário. Instigam o brasileiro a conseguir o que outros acham impossível. E KS sabe disso. Já falei isso antes, este tipo de rivalidade é salutar para o esporte, ainda mais envolvendo o maior de todos os tempos de quase 40 anos e um moleque desafiador marrento de 24 que vem fazendo estragos onde passa desde os 16, youngblood warrior por definição. O passado e presente x futuro. É clichê, mas vende jornal pacas.

Para ganhar do KS, além de surfar muito, é preciso entrar na bateria com certo controle mental. Escrevi aqui diversas vezes que a maioria dos atletas reclama ou brinca com o fato do KS ainda estar no topo, "KS venceu de novo, novidade", mas pouco faz para tira-lo do topo. A maioria entra já derrotado, deixam os poderes do careca interferirem.

Ao final da bateria pouco pude fazer para impedir as lágrimas de escorrerem. Imaginar a batalha que o pequeno brasileiro teve que enfrentar para ganhar do maior de todos os tempos em ondas espetaculares emociona qualquer um. Lesão no joelho, juizes, crowd gritando, careca on fire para derrotar, vontade de provar a que veio. A cabeça do Mineiro devia estar a milhão. "Tubos, concentre-se nos tubos". Ganhar do Careca na zona de conforto dele, pela segunda vez no ano é coisa para poucos.

Resta comprovada a tese de que Mineiro entra na cabeça do Careca Diabólico e não o contrário. E daí que ele comemorou pedindo 10? Aquilo serviu para completar a pressão mental no Alien. KS de fato pareceu nervoso, sua energia, que chegou alterar as condições do mar em algumas de suas baterias, foi abalada por uma muito maior, vinda do fundo do coração de Adriano de Souza. Energia da vontade de triunfar, do treino dedicado...do merecimento!
Mineiro não foi o melhor surfista do evento, e nem precisava ser. Sem estar 100% foi o mais eficiente. Foi esperto em todas as oportunidades, contando com a sorte e a estrela que todo campeão tem.



Mineiro vence! que bonito é! foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/world-tour/rip-curl-pro-search/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-segundo-dia/49594

Repetindo o feito de 1994, de Teco e Tatuí, o Brasil volta a vencer duas etapas seguidas do WT com Medina e Mineiro.
Achei que ganharíamos outra etapa este ano, mas não imaginei que seria com Mineiro e nem tão próxima uma da outra. Adriano arromba a porta dos Top 5, lugar de onda não deveria ter saído.

Falava outro dia com meu amigo Castro, há alguns anos as vitórias eram raras, conquistadas na base do "pé na porta e soco na cara", mas essa geração esta chegando lá com uma naturalidade assustadora. O Mundial deste ano vai para a Florida pela 12º vez, o décimo primeiro do careca é coisa quase certa, com o título sendo comemorado já na próxima etapa.
Aproveita Kelly, tua batata tá assando...se quiser manter a coroa em 2012 o alien vai ter que rebolar.


DEMAIS DESTAQUES

John Florence - Apostei nele e me dei mal, mas o show que esse havaiano com cara de russo proporcionou valeu a aposta, foi ao lado de KS e Julian Wilson os atletas mais espetaculares em Portugal. Sofreu com a inconsistencia de séries eu seu heat. Se fosse no mar de ontem ele teria ganho o evento no dia de seu aniversário de 19 anos...como ainda tem chão pela frente o russo.

Heitor Alves - Heitor com seu jeito simples e batalhador conquistou o frio coração dos gringos. É um dos brasileiros mais admirados, pela técnica, forma física e inventividade. Fez mais uma quarta de final e me deu esperanças de um bom resultado dele em Pipe. Fez um 10 do juri popular na etapa.

Taj Burrow - Taj realmente surfou mto em todas as suas baterias. Ao contrário de etapas anteriores não vi grandes empurrões dos juízes. Armou uma bela arapuca para o KS na semi, mas o Careca Astuto se safou de mais esta. Parece meio inacreditável, parece que o Taj é o Coyote e o KS é o Papa Léguas. Nem nos melhores planos Taj consegue se dar bem. Rivalidade histórica.

Bede Durbidge - Guerreiro. Grandalhão Bede soube se espremer para sair limpo de tubos impossíveis. Esta virando freguês do Adriano.

Julian Wilson - Protagonizou junto com Kai Otton a melhor bateria do melhor campeonato do ano e perdeu de forma espetacular e controversa com um 10 no bolso. Virará um dos figurões do circuito muito brevemente. É meio latino, como Renan Rocha falou na transmissão da ESPN, é meio brasileirinho, vibra, entra na disputa, boa aposta para título mundial num futuro próximo.

Joel Parko - Mostrou as virtudes de sempre, perdeu surfando mto. Sei não, Luke era grande surfista mas nunca ganhou nada, de repente é hora de chamar um vencedor para ajuda-lo. Melhor twittada sobre os sinais do Luke Egan para o Parko: "Aqui, estaciona a Kombi aqui." Acho que foi Rodrigo Osborne.

Michel Bourez - Se firma entre os Top 10 e deve ser o melhor tahitiano da história do circuito. Aprendeu a pedir uns pontinhos comemorando. Fez um lindo duelo polinésio contra Fred P, que ganhou uns pontos comigo ao doar sua prancha para uns grommets no final do confronto.

Acho que em esta etapa em Peniche foi a melhor do ano em termos de consistencia e qualidade de ondas. Disputa pau a pau com o Tahiti em qualidade, mas Portugal nos presenteou com 3 dias seguidos de muito surf, sem um adiamento sequer. Peniche tem que tomar cuidado, do jeito que os havaianos gostaram do lugar é capaz de tentarem fazer uma filial havaiana no local. Dizem que fizeram isso em Nias e não esta sendo uma coisa legal.

KS é o virtual campeão mundial de 2011. Décimo Primeiro título. Não larga o osso. foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/world-tour/rip-curl-pro-search/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-segundo-dia/49594


A transmissão foi legal, mas tirando Julio Adler o pessoal do portuges se enrolou um pouco e ficou parecendo a Band na F-Indy, elogiando demais e esquecendo de falar de surf, mesmo com o Julio avisando, "olha a onda". Mostraram eficiência e capacidade de ouvir criticas ao mudar da noite pro dia os sistema de replay. Evento histórico. Com a qualidade de ondas excelentes surfadas da pra fazer uns 3 filmes de surf, dos bons.


Resultado do Rip Curl Pro 2011

1 Adriano de Souza (Bra)
2 Kelly Slater (EUA)
3 Bede Durbidge (Aus)
3 Taj Burrow (Aus)
5 Heitor Alves (Bra)
5 Joel Parkinson (Aus)
5 Michel Bourez (Tah)
5 Julian Wilson (Aus)
9 Chris Davidson (Aus)
9 Damien Hobgood (EUA)
9 Fedrick Patacchia (Haw)
9 John John Florence (Haw)
13 Gabriel Medina (Bra)
25 Jadson André (Bra)
25 Miguel Pupo (Bra)
25 Raoni Monteiro (Bra)
25 Alejo Muniz (Bra)
25 Bruno Santos (Bra)


As ondas de Peniche foram os verdadeiros presentes a todos, aos PROS, aos aficcionados, aos organizadores. Obrigado Supertubos. foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/world-tour/rip-curl-pro-search/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-segundo-dia/49594

2 comentários:

  1. Já tamos ai de plantão camarada. Depois daquela ensaiada e menção ao Sr.Titulos no palanque ele derrubou o mito.O cara não acreditou no que o brasa fêz e falou.Minero foi demais, honrou a nós de verdade, pela humildade, raça nos canudos e perseverança na vida. Valeu a vitória!
    Abçs e saúde brother

    ResponderExcluir
  2. AHuhauhuhua realmente! Quando eu li a tuitada do Osborne foi um dos pontos altos da minha tarde de ontem!!

    genial!

    e ae, sera que rola arpoador hoje??

    ResponderExcluir