quarta-feira, 5 de outubro de 2011

WT FRANÇA - PRIMEIRO CREPE

Após algumas mudanças na grade da primeira fase e com netuno colaborando os atletas do WT foram para agua já no segundo dia do prazo de espera. Um mar muito plástico,muito bonito de ser ver, mas bem difícil de surfar. Daqueles que toda manobra tem que ser um manobrão, apenas para conseguir acompanhar a volumosa parede da danada. Tinha que ter base para voltar das manobras. Muitas manobras incompletas no dia de hoje.

A transmissão em inglês esta legal, naquele esquema de revezamento que eu acho bem aplicado pelos gringos. Jake foi severamente criticado hoje, concordo que ele é meio recalcado, mas não sei se falou tanto assim, enfim, falemos disso adiante. Em português eu ouvi um pouco. Sabe uma coisa chata na transmissão em português? É aquele tom de narração emocionante que o cara tem que dar, sabe? Aquele "estamos neste evento emocionante, no round twou E L I M I N A T Ó R I O!", chato pra burro. O ritmo da transmissão fica mala. Os gringos batem papo como se estivessem no boteco e o negocio flui melhor. Pelo menos esta confirmado que no próximo WT teremos Julio Adler na transmissão.

Dane voltou demonstrando o surf de sempre. Motivação? outra história...foto: pause surfocrata


Brasileiros

Jadson foi o primeiro a cair e logo na sua primeira onda arrancou um 7,5 dos juízes (tubão), o que lhe colocou em situação confortável numa bateria de poucas séries surfadas contra Joel Parko e JJ Florence. Séries haviam, até demais, Joel perdeu uns minutos tomando na cabeça (coisa que se repetiu durante a bateria entre Dane e Mneiro, quando ambos tomaram várias na cabeça). No finalzinho Jadson não precisava de muito e arranjou uma esquerdinha cheia no outside mas muito bem finalizada para encerrar a fatura.

Raoni foi o próximo, já pela manhã na sétima do dia, contra Taj e Kai Otton, achei o 6 e pouco do Raoni achatado. O brasileiro liderou a bateria toda e deu dois moles em suas duas últimas ondas. Ele precisava aumentar sua segunda média, já que Taj precisava de pouco para a virada. Na regressiva Taj arranja uma esquerdinha safada, dá duas rasgadas lá fora e despenca num floater no inside, lógico que lhe deram a nota da virada.

Durante a bateria do Mineiro, Medina e Travis rolou uma pequena indignação, via twitter, quanto a locução em inglês do Jake Patterson, ex top do WT. Confesso que estava vendo o campeonato e fazendo várias outras coisas e voltava as imagens conforme a locução anunciava. Posso ter perdido algo, mas não lembro de algo que o Jake tenha falado contra os brasileiros, ao contrário, ele fez um anuncio grande demais no inicio, chegou a chamar o Medina de Wonder, mas os brasileiros não estavam se achando então ele foi diminuindo sua empolgação inicial e chegou a torcer contra em alguns momentos, coisa que acho comum, até porque estou acostumado a ouvir campeonatos em português e sempre torcem contra os gringos. A questão do Jake ser funcionário da Quik e estar torcendo para um atleta da Quik enquanto narra é uma questão ética. Na minha opinião nada demais...fazemos o mesmo em nossa lingua, qual o problema? Já escrevi sobre isso aqui no blog (http://surfocracia.blogspot.com/2011/08/ofendidos-demais.html ) nos ofendemos rápido demais e esquecemos que praticamos os mesmos atos que estamos condenando. Voltando a bateria, Travis foi o único que se achou, encaixou manobras de verdade nas ondas, ainda no outside, enquanto os brasileiros perdiam boas sessões ou caiam. Achei a prancha do Mineiro grande demais, sobrou prancha ali, e o Medina realmente não entrou em sintonia com o mar, pegou uma boa no final, mas já não adiantava mais nada.

Mineiro não se achou com a laranjinha.


Na bateria entre Miguel Pupo, Alejo Muniz e Michel Bourez as séries ficaram escassas no inicio, com Miguel e Alejo caindo em suas primeiras apresentações. Michel iniciou com um belo 7 e faltando 10 minutos fez o que mineiro devia ter feito na direita que pegou. Ao invés de passar por fora a primeira sessão, Michel passou limpo por dentro de um belo tubo e ai sim rasgou e bateu até a beira, 9 alto para ele. Em combinação, a situação ficou difícil para os brasileiros que não se acharam no mar.

Segunda Fase

As três primeiras da repescagem foram para agua ainda hoje e arrisco dizer que dois dos concorrentes ao título de 2011 estão fora da briga. Joel perdeu para o vencedor do Trials (lembram do Taj em Chopes?) e Mineiro perdeu para o Dane Reynolds.
Apesar da locução estar abertamente torcendo (ponto negativo para a piadinha do Jake sobre o floater ser a manobra preferida do mineiro) para o Dane, a vitória do americano foi incontestável, seu surf parecia ter o dobro da velocidade do Mineiro.
Adriano precisa jogar fora esta prancha laranja que freiou seu surf. O mar estava volumoso, devia estar ruim de entrar na onda com prancha pequena, mas uma vez dentro da onda agilidade era o que contava e Dane fez isso muitíssimo bem.
Salvo algum milagre, Joel e Mineiro podem se programar para a disputa de 2012.

Parko perdeu na segunda fase e pode ter dado adeus ao título 2011.


Destaques Gringos

Com exceção de Joel (e Mineiro) que não achou nada, todos os cabeças de chave passaram. Achei que Fanning (tubão), Julian Wilson estão com uma vontade e surf que salta aos olhos, Dane também, mas só com o surf.

Baterias restantes da segunda fase:

JOSH KERR X TIAGO PIRES
ALEJO MUNIZJJ FLORENCE (IMPERDÍVEL)
HEITOR ALVES (?) X KAI OTTON
GABRIEL MEDINA X DUSTY PAYNE (CADE O MELLIN?STELEE?KAI?)
BEDE DURBIDGE X DANIEL ROSS (HORA DA SONECA)
RAONI MONTEIRO X MIGUEL PUPO (SACANAGEM 2 BRAZZOS)
MATT WILKINSON X PATRICK GUDAUSKAS
BRETT SIMPSON X FREDRICK PATACCHIA
CHRIS DAVDSON X KIERAN PERROW

2 comentários:

  1. falou bem em tudo, mas foi perfeito mesmo nessa frase: "nos ofendemos rápido demais e esquecemos que praticamos os mesmos atos que estamos condenando."

    ResponderExcluir
  2. valeu...
    até assisti novamente a bateria para ver o que eventualmente tinha perdido. Jake zoou um pouco o Medina quando ele preferiu largar a prancha ao furar um espumeiro grande (nada demais) e realmente não falou nada que os locutores brasileiros não tenham falado sobre os gringos em nossas transmissões e nenhum gringo ficou revoltado com isso...
    Temos fazer e falar sobre eles o que achamos certo e ponto final, exatamente como eles fazem conosco.

    ResponderExcluir