domingo, 23 de outubro de 2011

WS ARPEX - FINAL

Num domingo de sol e boas ondas foi decidido o Quik Pro 6 estrelas. Acabei perdendo as duas baterias iniciais do dia. Fiquei vendo a Moto Gp de madrugada e perdi a hora.

Simoncelli. Não deve nem ter tido a chance de surfar.
semana negra nos esportes a motor. foto: grandepremio.com
Cheguei na praia ainda meio triste com a noticia da morte do jovem piloto italiano Marco Simoncelli de apenas 24 anos de idade.

Com um bom mergulho nas geladas águas da zona sul carioca e surf de altíssimo nível para testemunhar deixei o desanimo de lado.

Como disse ontem, com a indefinição dos 12 melhores o bolão era mais loteria do que nunca, mas até que não fui tão mal em meus palpites.

Nas duas baterias que perdi classificaram-se Hizu, como previsto e, Mitch Crews, que falei que era perigoso mesmo, além de Thiago Guimarães e Filipe Toledo.

Fase dos 12

Kolohe x Pedro Henrique x Bino Lopes - Bino me surpreendeu e barrou Pedrinho. O pequeno carioca tinha tudo para ir melhor nas canhotas da zona sul.

Farney x Neves x Camarão - acerto na mosca nesta. Batera disputadissima, alto nivel mesmo. Marcio surfa muito no estilo e seu tamanho proporciona o power que os juízes gostam de ver. Leo é força pura, me parece que esta mais em forma do que nunca. Tinha visto ele em Imbituba no começo do ano e o cara tá mais fino. Camarão acabou passando em segundo nessa.

Toledo x Bettero x Asing - Como previsto, o pequeno havaiano, apesar de um bom backside, tem um surf previsível e longe do nível dos dois brazzos.

Jesse x Mitch x Thiago - nessa eu errei tudo, até porque não tinha previsto que Crews e Guimarães chegassem aqui. Mas deu gosto de ver os dois brasileiros eliminarem o aussie. Outra bateria apertada. Todos surfaram bem, como se vê pelas notas.

Quartas

Falei ainda a pouco que Camarão passou em segundo sua bateria da fase dos 12. Pequenos detalhes podem definir o campeão do evento. Pela minha previsão o brazzo só encontraria o gringo nas semis. Como passou em segundo teve que encarar a pedreira ainda nas quartas. Foi péssimo para ele. Foi uma das baterias mais fracas até ali, maré bem cheia e poucas sérias boas. Achei que Kolohe teve uma ajudinha no final com suas duas ultimas esquerdas com notas acima de 8. A última valeu, ele acabou a onda bem na minha frente e deu para ouvir a panca da prancha na onda. Mas a penúltima mal valia 7,5. Camarão insistiu muito nas direitas e infelizmente não conseguia voltar dos aéreos. Kolohe adiante.

Bino Lopes e Leo Neves fizeram o que para mim foi a melhor bateria do evento. Ao contrário da bateria anterior nesta vieram muitas séries e os caras vinham em sequência, as vezes com o baiano na onda da frente, outras o carioca. Os dois regulares distribuíram porradas nas canhotas e as notas foram soltas sempre em patamares excelentes. Bino tinha acabado de virar a bateria quando Leo veio na melhor do dia e desceu a porrada para receber 9 alto. Falei acima que ouvi o barulho da finalização do Kolohe. Pois ouvi o barulho de TODAS as manobras do Leo. Impressionante. As ondas quase quebraram para trás!

Hizu x Thiago Guimarães. Hizu continuou o mesmo de outras fases, quando passou todas em primeiro, mas Thiago não parecia o mesmo. Até fez uma onda muito boa,mas não achou mais nada,  enquanto o ubatubense fazia notas acima de 7 pontos com facilidade. Hizu adiante.

Kolohe se adaptou bem as ondas da zona sul carioca

Toledo x Mendes. Todas aquelas baterias nos inúmeros campeonatos amadores moldaram esses dois moleques. Fora da agua são brincalhões, riso fácil, falantes, Dentro da agua são totalmente diferentes, sérios, comprometidos. Jesse surfou bem, mas Filipinho destruiu as esquerdas mesclando muito bem o moderno com a linha, com o clássico e mereceu a vaga. Confesso que estava torcendo pelo Jesse pelos pontos, mas Filipinho poderá utilizar esses pontos na rotação do meio de 2012.

Semis

Kolohe x Leo - Kolohe começou pegando todas, sem escolher muito. Enquanto Leo preferiu escolher melhor suas ondas. O americano investiu nas direitas e acertou todos os aéreos que tentou, variando aéreos inclusive, impressionante. Leo não ficou atrás e mostrou força nas esquerdas, especialmente no final da bateria. As duas ultimas do Leo foram as mais importantes. A praia toda reclamou com os juizes que deram 7 na onda em que precisava de 7,07! Eu reclamaria da onda anterior a esta. Um 6 alto que merecia ser um 7,5. As notas demoraram para sair, mas se saíssem a tempo e o povo reclamasse dessa onda, talvez os juizes soltassem a nota na última. Kolohe faz sua segunda final seguida no Brasil. Mineiro fez isso, lembram? Quando ganhou dois 6 estrelas seguidos, Brava de Itajaí e Itamambuca se não me engano. Bom Kolohe é figura certíssima na próxima rotação do WT.

Filipe Toledo estará no WT em 2012. Estou afirmando. Ainda não sei qual rotação, mas estará lá. foto: waves.com.br

Hizu x Filipe - Ubatuba devia estar em peso na transmissão on line. A torcida, meio frustrada pela eliminação do local Hero virou sua atenção para os dois brasileiros que disputam quem elimina o polaquinho gringo. Hizu esta com uma consistencia incrível. Mesmo tendo que trocar de bóia no meio do heat, passou com certa tranquilidade por Filipinho, que só achou um boa.

Final

Hizu x Kolohe - O gringo começou melhor, rapidamente atingiu a marca dos 16 pontos. Nível WT mesmo. Hizu não deu mole, logo de cara tirou um 7,5, que até achei exagerado. Mas logo depois o brasileiro fez por merecer e fez uma linda onda até a beira, finalizando com um aéreo rodando perfeito. A galera na praia urrou tão alto que Kolohe deve ter se incomodado lá fora.

Hizonume Bettero. Melhor surfista do campeonato. foto: waves.com.br

Achei que Hizu segurou a prioridade tempo demais e deixou o polaco muito solto, ainda mais para perder a prioridade numa onda ruim. Bem na hora que Kolohe acha uma direita e aplica um de seus aéreos patenteados, alto, rodando, perfeito. Achei 8,40 muita nota para uma manobra só, especialmente por que ele recebeu vários 6 em baterias anteriores em ondas similares.

Kolohe já pensa no WT 2012
Kolohe mostrou malandragem no final ao descer uma onda junto com Hizu. Atrapalha os juízes, que tem que julgar com um olho o peixe e outro no gato. E o pior é que o gringo acertou outro aereo altão.

Diferentemente de Itambambuca, onde dominou amplamente, no RIO, Kolohe, com uma ajudinha dos juízes, leva seu segundo 6 estrelas seguido, te digo que é sorte dos caras Pro Jr que ele vai se mandar para o Prime da Califa . 40 Mil doletas em 2 semanas de férias no Brasil. Nada mal. Imagina se vem no carnaval?

Nenhum comentário:

Postar um comentário