quinta-feira, 8 de setembro de 2011

3º DIA WT NY - AINDA MERRECAS E COM VENTO e BOLÃO


Sendo bem justo, pela manhã o mar estava bem alinhado e tinha altas ondas. Pequenas e perfeitas para manobras progressivas.
O foi exatamente o que os melhores surfistas do mundo apresentaram ao público nesta sexta feira.
Apesar das ondas estarem longe do conceito dream do circuito mundial, não se pode negar que as ondas de Long Beach estão sendo muito boas para o espetáculo. Insisto que é pura sorte, porque este mar não fica assim toda hora.

KS caiu com 4 quilhas e um estabilizador, 5 quilhas vai. Quem diria? Foto: twitter

Logo cedo, Raoni encarou uma das sensações das últimas duas etapas do mundial, Josh Kerr.
Josh fez mais nestas duas etapas do que em todos os seus anos de WQS e WT. Ganhou o respeito de todos em ondas cascudas e esta provando ser capaz de realizar em campeonatos o que faz desde sempre em seus videos. Raoni começou na frente, mas Kerr se recuperou do meio para o final e eliminou o brasileiro da etapa.


Alejo Muniz nesta fase encarou o ultrapassado, embora big rider, surfista australiano Kieran Perrow e o eliminou sem maiores problemas. A diferença entre o surf do brasileiro e do gringo nestas ondas era gritante.
Perrow, se não fosse tão articulado e influente dentro do circuito, representando os surfistas perante a ASP, já teria recebido aquele "recado" dos juízes, "não queremos vc aqui", ou "não adianta se esforçar, não soltaremos a nota", que caras como Cory e Neco já receberam. Bem entendido que Cory e especialmente Neco, surfam anos luz a frente de Perrow em ondas normais.


Em seguida Heitor Alves atropelou Ace Bucan. Heitor esta impressionando a todos com a velocidade que esta imprimindo em Long Beach e nesta bateria acertou um aereo de backside animal. 9,43 pra ele.


Na primeira bateria da famosa fase que ninguém perde, com 3 atletas, Adriano surfou muito e liderou quase a bateria toda. Jeremy não estava conseguindo muita coisa, mas Taj realmente parecia perigoso. Nos últimos minutos o australiano surfou muito bem uma esquerda e virou a bateria. Adriano quase conseguiu a nova virada nos últimos segundos, mas ficou precisando e 0,30 pontos.

Em seguida Jadson, Kerr e KS deram um show. Principalmente Kerr, que descolou duas notas 9 para virar a bateria, deixando o careca mordido. Lembrou muito a semi final do 6 estrelas de Zarautz, quando Medina virou sobre Camarão. Jadson acertou algumas boas, mas ficou em terceiro.

Na bateria seguinte Alejo garantiu sua terceira quarta de final do seu ano de estreia no WT. Realmente impressionante a temporada do jovem catarinense. O "corpinho" deixou a briga pelo segundo lugar entre Fred P e Heitor, que não conseguiram se achar num mar já bem mexido pelo vento. Alejo nas quartas.

Na repescagem, um pecado, mas são coisas da vida. Jadson x Mineiro. Digo pecado porque os dois estão surfando muito bem nesta etapa e se estivessem em lugares separados da chave, talvez só se encontrassem na final. Jadson levou, mas Mineiro surfou a melhor onda, ficou faltando outra.
Mineiro deu azar e ainda acho que tem chance de título, especialmente se o KS não levar mais esta etapa, mas ele tem que fazer no mínimo um podium já em Trestles, senão, título só ano que vem.

Na terceira bateria desta repescagem Heitor garantiu que a disputa pelo título mundial de 2011 fique aberta, ao eliminar Joel Parkinson. Heitor demorou um pouco para se achar, o mar já estava bem mexido, mas achou uma boa onda e se garantiu nas quartas da etapa mais rica do ano.




BOLÃO


1 Taj Burrow (Aus) x Jadson André (Bra)
2 Josh Kerr (Aus) x Kelly Slater (EUA)
3 Alejo Muniz (Bra) x Heitor Alves (Bra)
4 Owen Wright (Aus) x Julian Wilson (Aus)

Na primeira das quartas, Taj e Jadson disputam uma batalha aerea infernal. A decisão fica para a última onda de cada um e Taj, mais uma vez, tropeçará em momentos decisivos.

Na segunda, KS mostra porque não se deve atingir o ápice da performace nas fases preliminares da competição e vencerá o melhor surfista da etapa até então.

Na batalha brasileira, Heitor Alves acertará outro de seus backside airs sem mãos para passar apertado por Alejo.

E na batalha aussie Owen deixará Julian reclamando dos juizes e passa para as finais novamente.

A primeira semi terá tons de vingança. KS nunca engoliu a derrota na final do WT de Imbituba 2010 e Jadson nunca engoliu as declarações do americano após a derrota, ainda mais após provar para ao careca e ao mundo do que é capaz em ondas grandes.
Vou apostar em Jadson porque ele esta seguindo a cartilha KS de "como vencer sem necessariamente ser o melhor", onde uma das lições mais importantes é escolher o momento de explodir, e Jadson fará isso com maestria, creio.

Na segunda semi, Owen continuará acertando tudo o que tenta e frustra a imensa torcida que já via a repetição de uma final brasileira nas terras do tio sam, como ocorreu em 99 (neco x fia na califa). Heitor surfará bem e sai de cabeça erguida.
Estou achando que Jadson leva os $300 mil para casa, e vc? foto: br.ripcurl.com

A final entre dois amigos será épica, vira vira até o finalzinho. Não haverá nenhuma onda surfada sem aereos e Jadson vencerá seu segundo WT em dois anos.

E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário