sábado, 30 de julho de 2011

MUNDIAL MASTER RJ 2011 E BOLÃO

Sabadão, obrigatoriamente, tinha que ser uma maratona de baterias, uma vez que o evento tem que acabar domingo, mesmo com uma boa previsão para segunda e terça, ah...anos 80, surfista pega qualquer merda mesmo, não é? Que janelinha curta essa que arranjaram, não? enfim
Aconteceu muita coisa hoje, desde ondas muito bem surfadas, até horas em que o mar parecia uma piscina de ondas, daquelas bem primitivas, tamanha a ventania que se instalou lá pelo meio do dia.
Ouvi Lula Menezes falar após uma bateria, que estava tão mexido que não dava para saber o que era onda, o que era marola, nada, isso vindo de alguém que surfa no arpex há mais de 30 anos.
Na realidade o surf mesmo não esta sendo a estrela principal deste evento.
As estrelas são os próprios atletas, que estão esbanjando simpatia e parecem legitimamente felizes por estarem disputando uns com os outros novamente, em alguns casos após mais de uma década sem se ver.
Isso deve ser interessante, pois passaram mais de 10 anos convivendo campeonato após campeonato, se vendo quando não queriam mais se ver, vencendo e sendo vencido por anos a fio.


Estrelas do Passado e do Presente marcaram presença no evento. Simão Romão acima e Maraca abaixo. Foto: surfocrata
 
A vontade dos atletas de competir já é uma coisa mais diferenciada, visto que uns visivelmente vieram fazer turismo, e não estão nem ai pro campeonato, até porque as ondas não ajudaram em nenhum momento enquanto outros estão competindo como se sua vida dependesse disso, Gerlach por exemplo veio fazer turismo, Terry Richardson esta competindo mesmo, acho que quer repetir o feito de 82.
Aliás a turma acima dos 50 esta demonstrando até mais afinco nos embates que os menores de 50.

Peterson Rosa, gente boa, torcedor do Atlético Paranaense (como este que vos escreve), um dos maiores surfistas brasileiros de todos os tempos e ainda com chances de título, encara seu brother herdy na última quarta de final amanhã. Foto: surfocrata.
O formato do evento, embora interessante, pois permite os surfistas competirem várias vezes contra atletas diferentes, no final, só mesmo com calculadora para saber quem classificou ou não, tornando até mais dificil para o público leigo entender o que se passa.
A emoção, contudo, foi grande até a ultima bateria do dia, realizada já quase com a ajuda dos holofotes do arpex.

Uma coisa muito legal que acabou rolando foi a utlização de pranchas locais nas disputas, Glen Winton estava usando pranchas do Peninha, shaper da Invicta, tradicional marca da galeria River, reduto de surf shops cariocas, Terry Richardson usou uma cópia de um shape do Peninha.
Fui falar com o shaper e os caras estavam usando 23,5 de meio, é mole? Tem longboard que não é tão largo, isso em pranchas 5´11, 6´0!

Prancha do Terry Richardson, Peninha model. Foto: surfocrata

Mesma bóia.

Na agua, a disputa na Grand Master foi intensa até o fim e infelizmente ficamos sem representantes tupiniquins nas finais. As mesmas cobras criadas de sempre passaram, porque será? hehehe
Embates históricos serão realizados amanhã, imperdível, mesmo que fosse jogo de peteca, com esses caras tudo pode ocorrer.
Nas quartas de final da Grand Master teremos:

Cheyne Horan x Glen Winton
Shaun Tomson x Iain Buchanan
Wayne Bartholomew x Terry Richardson
Michel Ho x Simon Anderson

Já na Masters, a disputa foi também acirrada, mas no final houve, na minha opinião, uma falta de comprometimento dos atletas que não tinham mais chance, pois simplesmente deixaram de entrar na agua, como Elko e Gerlach.
Pode parecer bobagem mas não é, explico.
Mesmo não tendo chance, esses atletas poderiam tirar pontos de quem ainda poderia passar, exatamente como ocorreu com Jojó e Kaipo nas duas ultimas do dia, quando o mar, inclusive melhorou, os dois venceram e acabaram com as chances de Occy e Luke Egan, respectivamente.
Os juizes também não fizeram um trabalho maravilhoso, com varias notas pra lá de duvidosas.
De qualquer sorte, temos nada mais, nada menos que 6 atletas classificados para as quartas de final amanhã.
Os embates serão:

Shea Lopez x Nathan Webster
Victor Ribas x Fabio Silva
Fabio Gouveia x Renan Rocha
Peterson Rosa x Guilherme Herdy

6 representantes brasileiros, justamente os caras que viajavam juntos, competiam juntos e juntos tbém com Teco, Jojó, Daltro (alguém mais?) conseguiram os melhores resultados do Brasil no surf. Essa é a geração a ser batida.
Medina, Muniz, Pupo, Cardoso, Camarão, Mendes e Faria, observem!
Vcs tem tudo para supera-los, mas por enquanto, são só promessas.



BOLÃO

Grand Master - Glen Winton passa apertado por Cheyne Horan, muito merreca para o ex 4x vice campeão do mundo acertar suas batidas de back.
Shaun passa por Iain Buchanan, o sul africano é um verdadeiro embaixador do surf, simpático, educado e surfando muito, levanta a bandeira do surf.
Terry Richardson passa por Rabbit na melhor bateria da fase, os dois queriam muito a vitória, mas Terry levou vantagem por estar de front nas merrecas Arpoardianas.
Michael Ho pequeno e veloz, Simon Anderson, grande e power, novamente David vence Golias.

Na semi, Glen passa por Shaun enquanto Terry perde para Michael Ho

Acho que Mr. X será campeão e vc?

 Numa final eletrizante, Glen bate o pequeno haviano por miseros 10 milesimos, só juiz de surf mesmo pra dar notas assim.

Masters

Na primeira Shea bate Webster numa disputa bem morna, com o mar acordando.
Victor e Fabio Silva deveriam se encontrar na final, são, sem dúvidas os dois melhores do evento, acho que passa Vitinho.
Fabio Gouveia sua muito, mas passa por Renan
E Peterson vence Herdy, numa disputa intensa até a ultima onda, Herdy perde por que não completa uma simples batida a junção.

Victor ignora a presença de Lopez e vai com tudo pra a final.
Fabinho parecia que ia levar, mas ninguém compete com o sangue no olho que Peterson tem, e ele não desiste até achar a onda da virada, já na regressiva e vira, indo para a final.


Acho que Peter leva, e vc? Foto: blog do Peterson Rosa

Apesar de tudo levar a crer num titulo de Vitinho, Peter chega empolgadissimo na final e com duas notas acima de 8 deixa Vitor assustado, sem reação, qdo tenta se erguer é tarde, o titulo mundial foi para Matinhos

E tenho dito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário