segunda-feira, 13 de junho de 2011

BRAZILIAN LEG - BALANÇO

Acabada a perna brasileira, pré corte WT, do WQS, podemos fazer um balanço de quais atletas tem chance de integrar a elite ainda este ano.
Separei no World Ranking (abaixo), que é o unificado, aqueles que já atingiram a marca dos 10 mil pontos (incluí o Camarão que tem 9550 e já foi bem em Prime este ano) que são os que acho que ainda tem chance de ingressar a lista dos 32 melhores em setembro. Claro que o evento do RJ do WT fez parte da brazilian leg, mas vou falar exclusivamente no WQS.
Temos ainda pela frente (antes do WT de NY):
  • 3 eventos Prime, um que começa amanhã em Portugal, um na Africa do Sul, Balito Bay, e outro em Huntington Beach, CA;
  • 3 eventos 6 estrelas, um na Inglaterra, Fristal Beach, um em Lacanau, França e outro em Zarautz, Espanha;
  • 3 eventos 4 estrelas, um em El Salvador (tomara que tenha transmissão on line), um em Puerto Escondido, MEX (tbém torço para ter transmissão on line) e outro em Virginia Beach, EUA
 Na minha opinião 6 caras realmente se destacaram, não só no BR como nas etapas do WQS anteriores as do Brasil.

Junior Faria, antes do Prime de Trestles era centésimo no ranking, hoje é 56 e tem 400 pontos para descartar, ou seja, basta passar uma bateria num prime para trocar. Lógico que sua subida no ranking depende dos resultados dos outros, mas esta numa boa posição, senão para ingressar no WT este ano, mas pelo menos, para obter um bom seeding para 2012. Após um quinto em Trestles, fez outro resultado em Saqua, perdendo na round da repescagem antes das quartas, surfou mto em Saqua, mas perdeu de cara em Imbituba, está com um surf mto bonito, usando pranchas pequenas (parecem atualizações de fish, a la KS) mesmo em mares grotescos, fez um 9 e pouco em Saqua com duas manobronas, eu daria 10 pelo go for it e por linkar as manobras sem perder tempo.

Junior Faria, na época em que deu um tempo das competições...malandro ele, não?


Thiago Camarão é outro que antes de Trestles estava em 99 do ranking, hoje é o 68 e tem um descarte de 366. Após o pódium na Califa, perdeu de cara nos dois eventos prime no Brasil. O que pouco deve significar para o paranaense/paulista. Esta de bem com o patrocínio, surfou a melhor onda de um brazuca em Pipe na última temporada, pelo que soube o manager da Reef, seu patrô, gosta mto dele. É um cara articulado, fala bem inglês e esta com confiança para aplicar grandes aéreos em baterias, além de um estilo mto polido qdo faz manobras base lip. Como Junior, pode até não entrar no WT em 2011, mas esta garantindo um bom seeding para 2012.

Camarão em Noronha (acho)


Jesse Mendes, eu nem sei que ranking ele tinha antes de Trestles, mas devia ser algo como os dois que falei acima, hoje é o 46 e tem 380 para descartar. Nesse evento, na minha opinião foi garfado na semi contra um dos Gudauskas (são como os McNulty dessa geração) porque o cara era local e não queriam dois brazucas na final, enfim. É um cara mto novo, é impressionante como cresce essa molecada, outro dia vi uma foto do Jesse na Indo, franzino pra caraca. Vi ele na Vila semana passada e o moleque já ta grande, e manobrando mto forte. Me impressionou tbém como esta competindo bem. Na bateria em que o Jadson perdeu na Vila, Jesse remou a praia toda atrás do Jadson para marca-lo. Jadson não deve ter gostado nada, mas sei que faria o mesmo em situação invertida. Essa "manha" de competição vem de uma base amadora forte. Miguel, Gabriel, Jesse, Ian, entre vários outros, praticamente nasceram competindo uns contra os outros, e hoje em dia colhem os frutos. 2 meses atrás diria que Jesse não entra nem a pau no WT neste ano, hoje já mudo de opinião, se fizer um ou 2 resultados, entra nos 32. Acho que nem estava nos planos dele estar tão bem no ranking tão cedo, mas tbém, caso esteja na beira de entrar, não quer deixar seu amigo e companheiro de equipe, Medina, entrar primeiro, pode ser o que falta para instiga-lo. Fez um quinto em saqua e um 13 em Imbituba, isso depois de uma semi na Califa. Olho nele!

Jesse aplicando o "novo cutback", tamanha a facilidade dessa geração para voar.


Willian Cardoso, já ronda o WT há algum tempo. O catarinense é o nosso Luke Egan, power and style. É talvez o cara mais power do Brasil no momento. Suas manobras soltam sprays que impressionam profissionais e leigos, mesmo qdo o critério de julgamento é above de lip, o cara faz nota na marra, na porrada mesmo, a exemplo do que fez em Trestles, onde neguinho só ganhava nota qdo mesclava linha com aéreo, menos ele, que acho que só deu um aéreo no campê todo e passava as baterias porque ninguém dava com tanta força na onda. Na minha opinião fez a manobra do ano em Saqua grande, uma rasgada de back que Occy, Kong, Johnny Boy, Egan, Hoy e toda aquela galera abençoaria. Para mim ele é um Leo Neves melhorado, Leo aplica tanta força qto Willian nas manobras, mas parece que o Willian tem um surf mais limpo, mas na orelha das ondas, consegue iniciar as manobras de maneira mais redonda. É excelente competidor e já tem alguns bons resultados no bolso, como um vice no 6 estrelas da Nova Zelandia (era Cold Water Classic e o cara caiu de bermuda, Urso Polar total!) e um 3 no Prime de Margareth River. Fez outro 3 em Saqua, e atualmente é o 32 do ranking unificado, descartando 868. É outro que deve entrar sim no WT em setembro e tem tudo para não sair tão cedo, ou até qdo quiser ficar. Tem um surf de WT mesmo. Em ondas boas é que seu surf cresce, então, mesmo pegando pedreiras no inicio, meu palpite é que causará grandes reviravoltas no ranking eliminando cabeças de chave cedo, dependendo do mar, lógico.

Willian, além de porrar forte as ondas, tbém voa, versatilidade que dará vida longa no WT


Miguel Pupo, já vinha bem no ranking antes mesmo de Trestles, onde ganhou. Se o corte rolasse hoje estaria dentro. É o 30 do mundo, unificado, e tem um descarte de 1.200. Não é garantido, mas acho que tem 70% de entrar no corte. Largou o patrocinador antigo para fechar com a Hurley gringa, o que é bom, garantir visibilidade lá fora é sempre positivo, e tem um suporte familiar sinistro. Seu pai, ex competidor dos bons, faz suas pranchas (protagonizaram uma das cenas mais emocionantes que já vi num evento de surf, qdo Miguel saiu correndo da agua na Califa, para abraçar o pai), e além de voltar de mtos aereos tem um dos estilos mais bonitos do mundo ao fazer o base lip. Parece um novo Machado, tamanha a fluidez e harmonia de movimentos. Qdo entrar no WT terá aquela fase de aprendizado, não sei se já tem km de tubo suficiente para encarar os tops, mas deve aprender logo e tudo indica que seguirá os passos de Adriano e Jadson.

Miguel por dentro


Gabriel Medina, o Golden Boy de Maresias, como Miguel já tinha um seeding legal antes de Trestles. Deu um show na Califa, mas não levou. Foi o que melhor aproveitou a perna brasileira, fez um quinto e um primeiro em primes. Está na 27 posição e tem 949 de descarte. É mto moleque, mas já tem um surf de força. Aquela história de ser um trick poney caiu por terra ao arrebentar em ondas volumosas em Imbituba e Itaúna. Nunca surfei no Hawaii, mas já conversei com vários que já, e todos falam que essas ondas são pesadas, como Hawaii, então não deve ficar atrás de ninguém qdo o mar subir lá no North Shore. Arrisco dizer que ele e Miguel são candidatos a campeão mundial nos proximos 10 anos (claro, se o Careca voltar para Netuno nos próximos anos). A evolução dos dois é nítida e estão bem amparados para crescer com a cabeça no lugar.
Citando Ross Clark Jones (que falou isso sobre o KS em 90), se Gabriel fizer no Hawaii o que faz nos outros lugares do mundo, será o melhor por mto, mto tempo.

Gabe Medina por dentro


Ranking Unificado, com o descarte de cada um:


1 Slater,Kelly  USA 5200
2 Smith,Jordy ZAF 5250
3 Fanning,Mick  AUS 2742
4 Burrow,Taj  AUS 2057
5 Durbidge,Bede  AUS 563
6 De Souza,Adriano BRA 1750
7 Flores,Jeremy  FRA 1266
8 Wright,Owen  AUS 3750
9 Buchan,Adrian  AUS 2742
10 Hobgood,Damien  USA 3120
11 Bourez,Michel PYF 2400
12 Reynolds,Dane  USA 650
13 Parkinson,Joel  AUS 750
14 Simpson,Brett  USA 1750
15 Perrow,Kieren  AUS 1253
16 Wilkinson,Matt  AUS 1750
17 Davidson,Chris  AUS 1157
18 Pires,Tiago  PRT 1157
19 Hobgood,C.J. USA 1750
20 Andre,Jadson BRA 1750
21 Alves,Heitor  BRA 1750
23 Muniz,Alejo  BRA 1542
24 Monteiro,Raoni  BRA 949
27 Medina,Gabriel  BRA 949
30 Pupo,Miguel  BRA 1200
32 Cardoso,Willian  BRA 868
46 Mendes,Jesse  BRA 380
56 Faria,Junior  BRA 400
60 Dantas,Wiggolly  BRA 651
62 Neves,Leonardo BRA 949
68 Camarao,Thiago BRA 366

Além dos que destaquei, há vários outros brasileiros com mais de 10 mil pontos que podem se classificar, destaquei essas pelos últimos resultados, mas nada impede que caras como Leo Neves e Wigolly levantem um ou dois canecos antes de setembro e entrem no WT ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário